Agora já é possível usar BOT no WhatsApp Business

Um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, o WhatsApp é uma ferramenta e tanto para o contato com clientes e parceiros.

Isso porque além de prático, o WhatsApp permite uma interação mais informal e muito mais amigável, sem abrir mão de um ambiente totalmente seguro. É por isso que para um atendimento em larga escala, as empresas estão adotando cada vez mais o WhatsApp for Business, especialmente desenvolvido para atender as necessidades do âmbito profissional, tanto para construir um relacionamento e reforço da marca quanto para atendimento e prospecção.

O BOT de atendimento no WhatsApp

O WhatsApp Business agora possui um API para BOT. Assim é possível automatizar o atendimento, refinando-o até o agente apropriado, com a possibilidade de personalização de perguntas, fornecimento de cupons ou links através de palavras-chave.

Com uma ferramenta de BOT integrada, torna-se fácil até o preenchimento de dados de uma base através da troca de mensagens, sem nenhuma interação humana por parte da empresa, tornando o atendimento assertivo e personalizado até o momento que um agente real efetuar contato com o cliente.

Alertas e notificações automáticas

Um usuário certamente gosta de receber notificações sobre status de serviços ou entrega de produtos. Com o WhatsApp isso se torna tão natural quanto útil e efetivo. Se o desejo é manter o cliente informado (e satisfeito) a automação é o melhor caminho. O API para WhatsApp Business foi feito pra isso!

Mensagens instantâneas via WhatsApp aumentam a comunicação, são notadas mais rapidamente do que mensagens por e-mail e permite respostas em tempo real dos agentes.

Um atendimento automatizado perfeito é feito de estratégias

Apesar da comunicação por aplicativos cada vez mais fazer parte da nossa vida, a troca de mensagens que envolvem produtos e serviços é um pouco mais complexa quando se trata de automatizá-las. Isso significa que é preciso uma estratégia sólida de resposta ao engajamento do cliente, que antecipa as demandas antes delas serem solicitadas. Por isso, para evitar frustrações, é preciso considerar todas as táticas possíveis para atender, ainda que provisoriamente, as solicitações do cliente.

O segredo é pensar fora da caixa

Conquistar o cliente é uma tarefa que exige abordagens criativas. Pela própria natureza de seu uso, aplicativos de mensagens são divertidos e fáceis de usar. Para as empresas, essa é uma oportunidade única para estar cada vez mais perto de seus consumidores e entender suas reais necessidades. Por isso mensagens com diálogos reais, com um certo grau de informalidade, possuem um alto nível de engajamento.

Política de comunicação via aplicativos de mensagem

Assim como qualquer empresa que usa ferramentas de comunicação, é preciso obedecer às diretrizes e políticas explicitadas em cada uma delas. Tratando-se do WhatsApp, as empresas só poderão enviar mensagens (como notificações, verificações de conta e respostas de atendimento) para usuários que optaram por recebê-las dessa forma.

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