Chatbots são seguros?

De acordo com o contexto do assunto, os clientes podem ser respondidos de maneira pré-programada através de robôs que simulam uma pessoa real. Estes são os chatbots. Mas eles são seguros? A tecnologia é suficientemente protegida para atender ao protocolos de proteção aos dados?

Além do atendimento mais ágil e eficiente aliado à uma comprovada redução de custos, o chatbot é uma excelemente maneira de estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o usuário. É por isso que as empresas utilizam cada vez mais essa tecnologia.

Mas o que pode ser algo positivo corre o risco de se tornar uma grande dor de cabeça, uma vez que se os cuidados necessários não forem levados em consideração pode representar grandes ameaças, tanto para a empresa quanto para o consumidor.

O cuidado com o armazenamento, processamento e compartilhamento dos dados

O uso do chatbot pode prejudicar, sim, empresas e clientes caso um invasor corrompa a inteligência do chatbot, levando o sistema a entender como verídicos os dados falsos recebidos. É imperativo arquitetar um forte controle de acesso uma vez que essa tecnologia armazena um grande número de informações.

Prevenção contra programas maliciosos

Programas que se infiltram em sistemas de maneira ilícita — os malwares — é uma situação bastante delicada que requer atenção total da segurança da informação.

A inclusão de links na conversa com o chatbot, por meio de usuários mal intencionados, que podem conter um malware e corromper o sistema, inclusive disseminando o mesmo programa entre os outros usuários, agravando a situação.

Por isso o monitoramento constante através de ferramentas robustas incluídas no chatbot pode minimizar esse risco.

Utilize a tecnologia de chatbot com empresas sérias e dedicadas

Equipes amadoras podem oferecer serviços de chatbot, desconsiderando todos os cuidados necessários relativos à segurança da informação. E o que era pra ser uma solução acaba se tornando um problema.

Um chatbot precisa ser, além de útil, eficiente e seguro. E sua equipe precisa estar comprometida com protocolos de segurança e diversas ferramentas para garantir a integridade do serviço, como a autoverificação das informações enviadas pelo usuário e o bloqueio de ações suspeitas.

Se você quer um chatbot seguro para a sua empresa, conheça a solução Instant Bot clicando aqui.

Comentários

instant-solutions