Dicas para melhorar o atendimento de seus clientes em aplicativos de mensagens

Estima-se que o WhatsApp tenha atualmente mais de 120 milhões de usuários mensais no Brasil. Muitas empresas utilizam esse e outros aplicativos de mensagem como canal de contato direto com clientes. Porém, as empresas precisam estar prontas para lidar com possíveis desafios e oferecer o melhor atendimento possível nesses novos canais.

Melhore o atendimento aos clientes em aplicativos de mensagens

A praticidade dos aplicativos de mensagem para o atendimento permite que os clientes possam entrar em contato com a empresa enquanto fazem outras atividades do dia a dia e ainda possam responder quando estiverem mais disponíveis. Algumas formas de melhorar a qualidade do atendimento ao cliente nesses aplicativos são:

Não deixe os clientes esperando – outro motivo que fará os clientes recorrerem aos aplicativos de mensagem para entrar em contato com sua empresa é a agilidade. Por isso, é importante que sempre tenha quem possa responder o mais rápido possível.

Prefira usar a linguagem dos clientes – como esses aplicativos são utilizados principalmente para comunicação pessoal, é mais comum que os usuários conversem de maneira mais descontraída. Os atendentes também podem se comunicar de maneira menos formal com os clientes. Porém, é preciso ter cuidado para não usar termos que sejam regionais ou frases que tenham mais de um sentido.

Evite muitas mensagens seguidas – ao responder ao cliente, o ideal é fazer isso em poucas mensagens. Mesmo que cada uma possa acabar ficando longa, essa é uma maneira melhor do que mandar diversos textos menores seguidos.

Cuidado com os links – apesar desses aplicativos poderem ser usados nos computadores, a maior parte do tempo os clientes estarão conversando dos celulares. Por isso, caso seja necessário passar um link para finalizar uma compra ou fazer um cadastro, o melhor é testar como o site funcionará na internet mobile.

Chatbots podem otimizar o atendimento ao cliente em aplicativos de mensagem

Você também pode automatizar o atendimento em aplicativos de mensagem utilizando os chatbots. Essa tecnologia pode ser programada para responder dúvidas dos clientes, sem a necessidade de que um atendente esteja online. Além disso, é possível cadastrar variações de perguntas e respostas que estarão conectadas com os bancos de dados da sua empresa. Os chatbots também podem ser desenvolvidos com outras funções, como agendamento de horários para uma ligação de vendas, suporte ou atendimento, e o envio de notificações sobre assuntos escolhidos.

Fale com seu cliente a qualquer hora sem a necessidade de operadores de atendimento usando um chatbot. Com o atendimento automático, os clientes podem conversar com a empresa através do Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram ou Twitter 24 horas por dia, sete dias por semana. Para entender um pouco mais, assista este vídeo de menos de 2 minutos.

Saiba como escolher um chatbot para sua empresa.

Gerencie o atendimento de aplicativos de mensagem e ligações na mesma plataforma

O Instant Cloud é uma solução para quem precisa gerenciar o atendimento ao cliente tanto por aplicativos de mensagens como por ligações telefônicas. Além disso, o Instant Cloud permite a fácil instalação de novas ferramentas que a operação de sua empresa precisar e proporciona uma fácil escalabilidade. Tudo isso com segurança para os dados do seu negócio.

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