Os primeiros passos da telefonia fixa

Criados para enviar sinais elétricos através do giro de um disco disco, os telefones antigos desse tipo foram concebidos em 1891. Foi uma revolução e tanto, pois não era mais necessário entrar em contato com uma central telefônica para que a ligação fosse completada. Bastava discar o número e… Voilá! O aparelho destinatário tocava em poucos minutos.

Preocupados com a dificuldade de memorização dos números de identificação, esses aparelhos também poderiam ser alfanuméricos, apresentando letras e números descritos em cada posição de discagem. A preocupação em associar um nome à um número vem de longa data, afinal isso poderia significar mais facilidade na comunicação e, portanto, mais negócios seriam fechados.

O aparelho para linhas fixas se tornaram cada vez mais populares primeiro nas empresas. Não demorou muito para que cada residência desejasse ter um. E assim foi: a facilidade da comunicação tinha dado o primeiro passo para que todos pudessem trocar mensagens de forma rápida e de lugares relativamente distantes.

Um salto na comunicação

A telefonia fixa foi o terreno perfeito para que outro fenômeno surgisse a seguir: a internet. Limitada até então para grandes empresas, a popularização da rede mundial de computadores encontrou na telefonia fixa o caminho mais rápido para adentrar lares adentro. Quem não se lembra da internet discada?

Então, lentamente, o telefone fixo estava deixando sua função primária, que era a conversação unicamente por voz, passando a oferecer não só a mensagem falada como escrita, em vídeo, por animações (gifs), por emojis… Tudo ao mesmo tempo!

Com medo de que pudesse se tornar obsoleto cedo demais, as telecoms trataram logo de trazer de volta a usabilidade do telefone fixo de forma contínua, elaborando ideias engenhosas como um separador de sinais, que permitia navegar na internet e usar o telefone para ligações ao mesmo tempo.

E lá estavam felizes, o telefone fixo e a internet de mãos dadas, em uma parceria promissora e duradoura. Até que, despontando no mercado, surgia sorrateiramente a telefonia móvel.

Uma evolução mais rápida do que prevíamos

Com a telefonia móvel cheia de promessas e oferecendo cada vez mais aparelhos modernos, não demorou muito para que telefone e internet se juntassem em um só dispositivo. Agora já era possível fazer chamadas e navegar na internet de qualquer lugar. Com a chegada da era dos smatphones, o dispositivo mais usado no mundo, é possível fazer virtualmente tudo e de qualquer lugar: desde o envio de simples emails até reportagens multimídia e transações bancárias.

O mundo da telecom está em constante evolução. A abordagem ao cliente também precisa se atualizar. A Instant Solutions possui diversas soluções para comunicação. Clique aqui e veja qual é a melhor para o seu negócio.

Comentários

instant-solutions