Respeito ao profissional de call center

Diretamente ligada à saúde do trabalhador e seu rendimento durante a jornada de trabalho, as normas ergométricas incluem tópicos obrigatoriamente aplicáveis ao telemarketing

Com o objetivo de documentar e cumprir os parâmetros psicofisiológicos e ergométricos no ambiente de trabalho, a NR17 — norma regulatória de segurança e eficiência — é essencial para prevenir riscos e doenças relacionadas à natureza de cada atividade profissional.

Confira abaixo alguns pontos sensíveis em que a NR17 exige no que diz respeito à call centers, seja ativo, passivo ou ambos, incluindo ou não chat online, SAC 2.0 e ação por email.

Ergonomia

Deixando de lado as especificidades técnicas, a ergonomia se resume basicamente ao conforto do trabalhador em atividades com longas horas na mesma posição.

Isso significa que é imprescindível: pés apoiados em estruturas específicas, monitor na linha de visão direta dos olhos, luz com intensidade personalizada, dentre outras medidas que têm o objetivo de minimizar os efeitos da postura contínua no corpo.

O mobiliário também precisa satisfazer a antropometria do profissional (se mais alto, mais baixo, extensão dos braços entre outros), com opções que podem ser adaptadas à essas caraterísticas.

Prevenção

Estruturas internas, sejam decorativas ou funcionais, que ofereçam risco iminente (como móveis pontiagudos) são proibidos. O headset não pode ser mais compartilhado, devendo ser novo para cada profissional.

Tempo

Com um tempo semanal que pode ter no máximo 36 horas, a carga horária por dia não pode ultrapassar, em média, 6 horas. Caso haja capacitações, treinamentos ou outras atividades promovidas pela empresa, estas são incluídas na jornada regular como horário de trabalho.

É obrigatório 2 períodos de descanso de 10 minutos contínuos.

Os benefícios da NR17 para a empresa

Menos substituições
A diminuição da rotatividade é conseguida pela visão da empresa pela perspectiva do profissional.

Menos faltas
Doenças laborais são substancialmente reduzidas devido às medidas de ergonomia.

Menos custos com ações judiciais
Por estar dentro das normas estabelecidas, as contestações trabalhistas são evitadas.

Comentários

instant-solutions