A importância da Segurança dos dados nas comunicações com os clientes

Por que a segurança dos dados é tão importante na escolha de uma plataforma de comunicação unificada para sua organização?

Atender bem seus clientes precisa ser uma prioridade da empresa, e hoje em dia não podemos descuidar dos aspectos da segurança dos dados – principalmente quando falamos de plataformas na nuvem.

Como manter a segurança dos dados?

Em uma era de atendimento multicanal e de plataformas na nuvem, a empresa tem a necessidade e a obrigação de controlar e manter registros detalhados de contatos entre clientes, colaboradores e fornecedores.

O uso de canais não monitorados e inseguros – incluem-se aí o WhatsApp e telefones sem criptografia que possam expor segredos comerciais – devem ser coibidos e não podem fazer parte da rotina de comunicação do negócio.

Cada setor do mercado costuma ter suas normas e procedimentos sobre armazenagem de dados do cliente e rastreabilidade de contatos realizados, além de características regulatórias, tais como o tempo de armazenagem das gravações e os cuidados para não expor a privacidade do contato.

O setor Financeiro costuma estar entre os mais exigentes, assim como na área de Saúde e Governamental. Não seguir as normas e melhores práticas pode acarretar prejuízos financeiros e materiais significativos para o seu negócio.

Tais setores costumam ter um trabalho ativo de auditagem, e sua plataforma de comunicação deve estar preparada para atender 100% — sem exceção — o que as áreas internas de regulação e os órgão regulatórios exigem.

O que vem sendo feito a respeito?

A nova regra de proteção de dados na Europa, o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados, em português), a qual entrou em vigor no mês de maio deste ano, mostra a importância do tema.

Todos os onze pontos definidos na nova regulamentação são importantes, mas os quatro abaixo são tão importantes que consideramos serem leis globais, impactando empresas do mundo todo.

  1. Coleta apenas dos dados necessários para que os serviços funcionem.
  2. Coleta e uso de dados pessoais somente com consentimento explícito.
  3. Recurso de “direito ao esquecimento” em qualquer serviço conectado.
  4. Registro total  da manipulação dos dados de terceiros (para grandes processadoras de informação).

Você sabia que a Instant Solutions é especializada em segurança das informações no atendimento ao cliente?

A Instant Solutions tem uma suíte de soluções, priorizando a segurança dos dados e a qualidade do atendimento ao cliente, desenvolvida especialmente para cada uma destas áreas. Por isso somos, há muitos anos, os fornecedores de clientes referência em cada um dos seus segmentos, tais como Banco Central do Brasil, Ágora Corretora e dos Laboratórios Labet, entre outros.

Nossa plataforma de atendimento multicanal possui características de segurança avançada capaz de tornar os contatos seguros mas permitindo de forma seletiva sua auditagem. Ela pode ser instalada “on premises”, isto é, onde toda a solução é instalada na sede do cliente, ou ainda contar com o que há de mais moderno em escalabilidade através de soluções nas nuvens: o Instant Cloud Voice e o Instant Cloud Contact.

Se você quiser saber mais sobre como ter a melhor tecnologia em comunicação unificada e com o máximo de segurança, conheça as soluções Instant no nosso site, www.instant.com.br, e acompanhe nossas mídias sociais.

Você quer comentar sobre nosso post? Queremos muito ouvir o que você pensa a respeito. Seja social, compartilhe suas ideias!

Comentários

instant-solutions