Trabalhando com aparelhos próprios: a tendência do BYOD

Segundo um estudo da Intel, cerca de 50% dos profissionais de tecnologia com mais de 30 anos acreditam que seus próprios aparelhos são mais eficientes que os oferecidos pela empresa em que trabalham. Saiba mais sobre o que é a tendência  BYOD – “Bring Your Own Device” – e quais são as vantagens e desvantagens para empresas que buscam trabalhar dessa maneira.

Vantagens e desvantagens do método BYOD

A sigla BYOD significa “Bring your own device”, em tradução livre seria “traga seu próprio dispositivo”. Se por um lado esse método pode trazer facilidades para funcionários e empresa, por outro, podem ocorrer problemas para a gestão das rotinas de trabalho e complicações com as redes da empresa. Algumas vantagens e desvantagens de optar pelo método BYOD são:

Vantagens do BYOD

Economia na infraestrutura – estima-se que as empresas americanas economizaram US$ 350 por funcionário ao permitir que utilizassem aparelhos pessoais para trabalhar.

Menos problemas de TI – por estarem familiarizados com os aparelhos que estão utilizando, os funcionários tendem a ter menos problemas que demandam atenção da área de TI da empresa, deixando que os profissionais estejam prontos para resolver casos mais sérios.

Mais produtividade – além do conforto de conhecer a máquina em que estão trabalhando, o método BYOD permite que os funcionários consigam trabalhar em qualquer lugar com internet, como também fazerem jornadas mais flexíveis. Mesmo no caso de o funcionário estar remoto sem um telefone da empresa, não significa que ele terá que gastar minutos para ligar para a empresa. Um sistema de softphone no smartphone permite ligações para outras pessoas da empresa ou reuniões via call com várias conexões simultâneas.

Mobilidade – com sistemas de telefonia IP, o funcionário pode estar em um hotel, aeroporto, escritório do cliente ou até mesmo em casa ou no exterior e atender o seu ramal de telefone da empresa no seu próprio celular ou no notebook.

Desvantagens do BYOD

Conflitos de segurança – em alguns casos, os funcionários podem usar aplicativos que tenham problemas para conectar com a rede da empresa. Além disso, os aparelhos pessoais podem ter sido expostos a softwares maliciosos, como vírus e spywares, e colocar em risco a segurança da rede.

Problemas com sistemas operacionais – por serem desenvolvidos com características diferentes, alguns softwares podem ter problemas para funcionar da maneira correta em sistemas específicos de celulares ou computadores, o que dificulta o acesso das ferramentas necessárias na rotina de trabalho.

Problemas de “Compliance” e Legislação – A empresa deve verificar se a plataforma para uso de BYOD tem mecanismos para coibir uso fora da jornada de trabalho e outros aspectos, de forma a evitar questões trabalhistas futuras e problemas de vazamento de dados.

Plataforma em nuvem ajuda a solucionar os problemas do BYOD

Uma plataforma em nuvem pode evitar todas as desvantagens de adotar o BYOD. Essa solução pode ser acessada em diferentes aparelhos e a qualquer momento. A plataforma em nuvem pode integrar os canais de atendimento ao cliente aos bancos de dados da empresa, gerando registros de todos os contatos. Além disso, a solução possui mecanismos de controle da jornada de trabalho e proteção que impede o vazamento de informações.

Para saber mais, conheça a plataforma de atendimento em nuvem da Instant Solutions.

Comentários

instant-solutions