O atendimento ao cliente como ferramenta na fidelização dos consumidores

Um estudo da NewVoiceMedia mostrou que 70% dos clientes seriam mais “fiéis” a empresas que oferecem um bom atendimento. Apesar dessa afirmação, a fidelização de clientes não é uma tarefa fácil, o que faz com que empresas busquem cada vez mais ferramentas para oferecer um atendimento ao cliente mais pessoal e próximo de quem acompanha a marca.

Formas de otimizar o atendimento pensando na fidelização de clientes

Uma experiência de atendimento ao cliente que resolve os problemas de maneira rápida e eficiente é o que pode incentivar os consumidores a indicar a empresa para outras pessoas. Entre algumas formas de melhorar a qualidade de contatos dos clientes com sua empresa estão:

Diminuir tempo de espera por um atendimento – a pesquisa da NewVoiceMedia também descobriu que grande parte dos entrevistados estão dispostos a esperar entre 5 a 10 minutos para serem atendidos. Existem ferramentas de atendimento que podem oferecer um sistema de filas inteligentes que conectam os clientes com atendentes disponíveis para diminuir o tempo de espera na linha.

Integrar aplicativos de gestão de cliente com discadores – estima-se que entre 30% e 50% das vendas vão para a empresa que responder o cliente primeiro. Uma plataforma de atendimento pode integrar a gestão dos clientes com discadores para conseguir oferecer uma resposta ágil aos consumidores e garantir o fechamento de negócios.

Oferecer mais canais de contato disponíveis – por mais que 70% dos clientes ainda achem que os contatos por telefone são os meios mais ágeis de contato com uma empresa, os chats online, as redes sociais e aplicativos de mensagens também são utilizados por uma parcela das pessoas para relatar um problema ou tirar uma dúvida. Algumas plataformas já permitem a unificação de todos os canais, o que simplifica no controle e auditoria desses contatos.

Utilizar uma interface de contato mais simples – quando, para conseguir falar com um atendente, os clientes precisam passar por uma série de menus e interfaces complexas e que parecem não levar a lugar nenhum, isso pode ser um motivo para desistirem de seguir com o contato. Para evitar esse problema, o ideal é escolher interfaces simplificadas que permitem o cliente conseguir conversar com um atendente mais rapidamente.

Disponibilizar formas de autoatendimento – ferramentas adicionais como URA com integração e chatbots, podem aumentar o horário de atendimento ao cliente e também responder algumas possíveis dúvidas e problemas, diminuindo o número de contatos no SAC de sua empresa. Conheça mais vantagens do autoatendimento.

Encontre uma plataforma de atendimento que ajude na fidelização de clientes

Quem busca expandir para novos canais e não perder a qualidade do atendimento ao cliente, precisa de uma plataforma de atendimento omnichannel (multicanal). A Instant Solutions possui tecnologia para sua empresa estar presente no Whatsapp, Telegram e Messenger do Facebook. Além disso, a solução também possui chatbots desenvolvidos para otimizar o autoatendimento dos seus clientes, ASR (Automatic Speech Recognition) e URA com integração. Descubra mais vantagens da plataforma de atendimento omnichannel da Instant Solutions.

Recomendação de conteúdo extra

Veja neste ebook como o autoatendimento pode melhorar a experiência dos seus clientes e ajudar na fidelização de clientes da sua empresa.

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