Afinal, o que é Comunicação Omnichannel?

Quando falamos em comunicação omnichannel, já devemos saber desde o início, que é extremamente importante no mundo corporativo. No geral, o conceito de comunicação omnichannel pode ser definido como uma interação entre os meios de comunicação existentes, para que a mensagem enviada pela empresa/marca, se propague de forma igual em todos os meios.

A forma de se comunicar com clientes mudou ao decorrer dos anos, muito em função do avanço da tecnologia. Para acompanhar esse crescimento as empresas devem dar a devida importância a comunicação com seus clientes. Para isso, o uso de novas ferramentas e plataformas permitem cada vez mais essa interação entre empresa e cliente, tornando a comunicação cada vez mais direta e assertiva.

A comunicação omnichannel é o exemplo mais claro da evolução e aprimoramento da comunicação em atendimento. Já que, seu papel é aproveitar diversos recursos de comunicação de forma simultânea e eficaz. Oferecendo o acesso rápido e prático a plataformas em que a comunicação está integrada.

Antes da vinda do conceito de omnichannel, as empresas tinham o padrão de contar com apenas um canal de divulgação e para se comunicar com seus clientes. Aqueles que buscavam algum tipo de informação ou até se tornarem clientes, tinham que ir até as empresas pelo contato padrão. A comunicação omnichannel mudou isso, fazendo com que meios digitais pudessem se interligar.

  • E-mail; 
  • Webchat;
  • Redes Sociais;
  • Bots;
  • WhatsApp.

E muitas vezes um CRM, fossem integradas como forma de se comunicar e atender da melhor forma possível a sua base de clientes e leads.

O princípio da comunicação omnichannel está além de apenas possuir meios de comunicação atrelados, mas também em proporcionar o mesmo tipo de experiência para qualquer tipo de canal utilizado pelo cliente. A Instant Solutions conta com o Instant Voice. Uma ferramenta que possui recursos avançados de telefonia como, gerenciador que organiza ramais e filas de espera, recurso de gravação de tela e voz, ramais softphone cloud, entre outras diversas funcionalidades. Contando com uma interface única de geração de relatórios online. Potencialize a comunicação da sua empresa com todos esses recursos e muito mais!

O atendimento Omnichannel é importante para minha empresa?

Clientes e leads buscam contato de forma constante com empresas, esse contato é feito através de diversas plataformas e ferramentas de comunicação, conforme já comentamos. Nos tempos atuais, empresas que sabem e enxergam essa evolução com a comunicação saem na frente, já que existem ferramentas poderosas para servir o meio corporativo.

O intuito da ferramenta omnichannel é que o cliente venha a ter uma experiência totalmente agradável e exclusiva, gerando em uma relação cliente e empresa de satisfação para ambos.

Quando a empresa trabalha com a comunicação omnichannel, permite que o atendimento inicial ao cliente seja feito de várias maneiras, como em um atendimento via telefone, e podendo ser finalizado com através do WhatsApp. Quando falamos de omnichannel essa é a principal ideia para termos em mente, uma comunicação sem fronteiras, podendo ser feita de qualquer plataforma ou ferramenta desenvolvida para isso, de forma integrada, gerando benefícios como:

  • Satisfação do cliente;
  • Aumento no potencial de vendas;
  • Maior conhecimento do consumidor;
  • Agilidade nos processos;
  • Melhora na gestão de atendimento.

Com a comunicação bem definida, seus canais, ferramentas e equipe preparada, a aplicação aumentará os índices de satisfação de clientes, o que agrega em novos negócios. E para isso, a Instant tem ferramentas, plataformas e treinamentos. Tudo para sua comunicação integrada fluir da melhor maneira possível, agilizando processos e fortificando a relação com seus clientes. Acesse nosso site e confira.

Para a implantação do atendimento omnichannel, a empresa tem que seguir algumas etapas, talvez a etapa mais importante seja a de entender o público-alvo, para assim, estabelecer de forma correta e direta os canais usados para a comunicação. Até porque, de nada adianta oferecer produtos e serviços em canais que seu principal público não acessa. E mesmo após toda a implantação realizada, e a estratégia pronta, caso surja um novo canal a melhor opção é integrá-lo aos demais canais como recurso.

Após a definição dos canais, o próximo passo é realizar a integração de todos. Alinhando serviços de atendimento, seja e-mail, chat, telefone, sms, redes sociais ou qualquer outro que faça parte, e centralizá-los em um único lugar. Vale ressaltar que além de um sistema bem estruturado, o alinhamento entre canais é essencial. Todas as informações e sistemas de atendimento necessitam ser unificados, dando sentido ao que é omnichannel. Levando uma única linguagem no atendimento em diversos tipos de canais, passando para o cliente que em qualquer canal que vier a se comunicar, terá uma experiência de excelência.

Para uma implantação feita da melhor forma possível, a Instant conta com os melhores profissionais e plataformas. Instant Voice, Instant Contact e Kwik são plataformas que podem atrelar essa experiência aos clientes. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossas soluções e como obtê-las.

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