Nos tempos atuais proporcionar um atendimento com excelência ao seu consumidor pode ser um dos maiores diferenciais competitivos no mercado. Ainda mais quando se trata de nichos que já estão saturados, com grandes números de concorrentes.
Quando falamos de atendimento ao cliente, diversas empresas oferecem diferentes formas de executar esse atendimento. Vale ressaltar que, essas formas têm um grande peso para a melhor satisfação do cliente. Uma das formas que vem crescendo e se destacando no universo online é o atendimento através do chatbot, com ele o cliente tem mais agilidade na sua comunicação. Um exemplo claro disso, é o Kwik. A plataforma multicanal desenvolvida pela Instant Solutions, capaz de oferecer comunicação direta com seu cliente através do WhatsApp.
Mas existem outras formas de proporcionar um atendimento de qualidade, como o atendimento humanizado. Afinal, você sabe qual a melhor escolha para seu negócio, atendimento via chatbot ou humanizado? É isso que vamos descobrir agora!
Quando falamos de atendimento humanizado, o próprio nome já diz. Trata-se do atendimento com base no diálogo atencioso com o cliente, focado principalmente em oferecer soluções para resolver problemas de forma rápida e eficaz.
Um atendimento humanizado também prestigia a relação que o cliente tem com a empresa, com um jeito acolhedor e entendendo o real problema em questão. Não apenas fazendo com que o atendente siga uma forma de roteiro, tirando toda a empatia que a comunicação possa ter.
Essa comunicação realizada de forma eficiente pelo atendente, traz o cliente para perto, contribuindo e muito até mesmo para o processo de fidelização. Ao se sentir valorizado em um atendimento, o cliente tem a total percepção de que a marca vai além de uma empresa preocupada apenas com sua venda, mostra a conscientização de um pós-venda ideal, com parceria e confiança.
Isso mostra que o atendimento humanizado vai além de se comunicar com o cliente para resolver problemas, torna-se uma estratégia de negócio, ajudando na aproximação entre empresa e cliente, gerando a melhor experiência e satisfação. Em um cenário atual, de inúmeros concorrentes dentro de todo o mercado, a empresa que consegue oferecer esse tipo de tratamento sai na frente, em destaque perante seus concorrentes.
De forma breve e simplificada, devemos entender primeiramente o que é um chatbot. Trata-se de um software de gerenciamento para mensagens automáticas, capaz de simular um atendimento humano. Os chatbots são conhecidos de diversas formas no mercado e pelos clientes, assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. Esse bot tem função de resolver questões simples, de maneira rápida, não necessitando passar por um setor de atendimento mais completo.
O software do chatbot vai simular uma conversa entre o cliente e o computador, programado para responder questões simples e objetivas, caso haja uma pergunta que o bot não é capaz de responder, ele irá automaticamente encaminhar o cliente para um atendente humano, dando continuidade ao processo.
Podemos encontrar dois tipos de bots em operação no mercado. Um deles conta com uma programação mais simples, que se baseia em palavras-chave já pré-determinadas pelo software. Já a outra opção de bot é mais completa, contando com inteligência artificial, fazendo o registro de todas as palavras que são enviadas pelos clientes, e a partir de uma central de dados, fornecendo respostas com maior precisão.
A grande vantagem em contar com um atendimento através de um bot, está na velocidade, e com isso, gera muita satisfação para os clientes, tornando uma experiência agradável por parte do cliente.
Para essa satisfação ser ainda mais elevada, tenha uma plataforma multicanal que opere seu atendimento diretamente através da API oficial do WhatsApp, o Kwik. Desenvolvida para dar mais agilidade e eficiência em seus atendimentos.
Depois de uma breve apresentação sobre cada modelo de atendimento, e o que ele pode oferecer, fica mais fácil entender qual a melhor forma pode ser útil para sua empresa e seu modelo de comunicação.
Se iniciarmos uma comparação, para a empresa que oferece um atendimento humanizado pode ter mais chances de manter um bom relacionamento com seu cliente. Isso porque, por mais que a tecnologia esteja implantada cada vez mais em diversas formas de trabalho, a grande maioria do público ainda prefere ser atendido, conversar com uma outra pessoa.
Por outro lado, um atendimento de forma mais completa e com qualidade pode se utilizar das duas estratégias, oferecendo assim, maiores opções ao cliente. Afinal, é possível fazer uso da tecnologia do bot e contar com o atendimento humanizado ao mesmo tempo. Dando maiores possibilidades de escolha, para o consumidor decidir a melhor forma de se comunicar com a empresa.
Se de um lado o atendimento humanizado pode oferecer exclusividade e um atendimento mais personalizado, o bot proporciona sanar dúvidas de forma mais rápida e prática, levando uma agilidade e uma maior demanda no atendimento.
Para optar pela melhor forma de atendimento para sua empresa e seus clientes, é necessária uma avaliação, já que ambas as plataformas oferecem divergências em certos pontos. Por exemplo, o bot pode apresentar funções limitadas, sendo muita das vezes incapaz de lidar com situações adversas, e de forma óbvia, não demonstra empatia durante o atendimento.
Já de outro lado, contar com o atendimento humano, funciona apenas em horários comerciais, limitando a demanda de atendimento oferecida pela empresa. Algumas empresas disponibilizam atendimento por vinte e quatro horas, porém isso acarreta uma sobrecarga no orçamento.
Analisando friamente, ambas as formas oferecem vantagens, porém acumulam falhas, que podem ser corrigidas com a junção dos atendimentos, bot + humanizado. Essa estratégia faz com que a empresa tenha uma comunicação mais ampla e completa, atendendo grandes demandas e elevando números de satisfação ao cliente.
Por mais que grande parte dos consumidores tenham a preferência de serem atendidos por uma pessoa, a conveniência e contar com o atendimento vinte e quatro horas oferecido pelo bot, é uma ótima forma de estreitar a relação empresa e cliente. Além disso, o desenvolvimento dos bots vem crescendo, oferecendo assim, um atendimento mais humano e empático.
Sendo assim, podemos concluir que, tanto o bot quanto o atendimento humanizado são estratégias essenciais para uma boa comunicação, tendo ambas as estratégias funcionando ao mesmo tempo, a satisfação do consumidor está cada vez mais garantida.
A Instant Solutions conta com soluções especialmente desenvolvidas para solucionar qualquer tipo de problema em sua comunicação empresarial. Com o Instant Bot, o chatbot da Instant Solutions, é a solução para o atendimento automático e personalizado da sua empresa. Com tecnologia inovadora, esta plataforma permite aos seus clientes conversar com a sua empresa através do WhatsApp, Chatweb e por telefone.
Vimos um pouco sobre o atendimento humano e o atendimento via bot, agora imagine, contar um com um sistema de atendimento onde os dois métodos são unificados, trabalhando para um melhor atendimento ao seu cliente.
O atendimento híbrido já é uma realidade em muitas empresas. A combinação entre o avanço tecnológico do chatbot e a empatia humana de profissionais de atendimento. A junção desses dois mundos, formam um modelo perfeito para atendimento e comunicação com o público. Já que, se torna possível contar com as vantagens e benefícios que ambas as plataformas oferecem.
Com a implantação de um sistema híbrido, os agentes de atendimento ganham mais tempo, sem sobrecarga. Com as tarefas consideradas repetitivas, sendo realizadas por chatbot, enquanto a equipe de atendentes recebem apenas atividades específicas, sobre assuntos de maior relevância.
Para uma empresa ter total controle e eficiência de seu sistema de atendimento, é ideal adotar o método híbrido, unindo tudo que a inteligência artificial tem para oferecer em relação à otimização ao atendimento, com “feelings”, que apenas a inteligência humana pode conceder.
O atendimento híbrido soma diversas vantagens, sendo benéfico tanto para a empresa quanto para seus clientes, veja alguns desses benefícios:
Se deseja contar com um atendimento unificado entre bot e humano, conheça o Kwik. Plataforma multicanal, que oferece a função de atendimento híbrido, a junção do melhor que o bot pode oferecer junto ao atendimento humano. O Kwik é uma plataforma 100% integrada à API Oficial do WhatsApp, dando suporte 7 dias na semana, 24 horas por dia para sua operação, através do chatbot + o atendimento humano.
Com a Instant, você pode aderir à estratégia de atendimento e comunicação que mais combina com sua empresa. Acesse nosso site, e conheça infinitas possibilidades.
Comentários