Além do atendimento mais ágil e eficiente aliado à uma comprovada redução de custos, o chatbot é uma excelemente maneira de estabelecer uma relação cada vez mais próxima com o usuário. É por isso que as empresas utilizam cada vez mais essa tecnologia.
Mas o que pode ser algo positivo corre o risco de se tornar uma grande dor de cabeça, uma vez que se os cuidados necessários não forem levados em consideração pode representar grandes ameaças, tanto para a empresa quanto para o consumidor.
O uso do chatbot pode prejudicar, sim, empresas e clientes caso um invasor corrompa a inteligência do chatbot, levando o sistema a entender como verídicos os dados falsos recebidos. É imperativo arquitetar um forte controle de acesso uma vez que essa tecnologia armazena um grande número de informações.
Programas que se infiltram em sistemas de maneira ilícita — os malwares — é uma situação bastante delicada que requer atenção total da segurança da informação.
A inclusão de links na conversa com o chatbot, por meio de usuários mal intencionados, que podem conter um malware e corromper o sistema, inclusive disseminando o mesmo programa entre os outros usuários, agravando a situação.
Por isso o monitoramento constante através de ferramentas robustas incluídas no chatbot pode minimizar esse risco.
Equipes amadoras podem oferecer serviços de chatbot, desconsiderando todos os cuidados necessários relativos à segurança da informação. E o que era pra ser uma solução acaba se tornando um problema.
Um chatbot precisa ser, além de útil, eficiente e seguro. E sua equipe precisa estar comprometida com protocolos de segurança e diversas ferramentas para garantir a integridade do serviço, como a autoverificação das informações enviadas pelo usuário e o bloqueio de ações suspeitas.
Se você quer um chatbot seguro para a sua empresa, conheça a solução Instant Bot clicando aqui.
Comentários