O registro de atendimentos dos clientes, seja gravação de voz ou transcrição de chat, é uma prática comum em empresas que têm SAC e pode até ser usado a favor da companhia em diversas situações. Mas você sabe como estar dentro da lei ao registrar as chamadas e conversas de texto?
Registrar os contatos é recomendável tanto por razões judiciais, quanto por razões estratégicas para as empresas. Alguns exemplos:
Obrigatoriedade do registro – apesar de recomendada para todas as empresas que possuem setor de call center, o armazenamento das interações por chat e a gravação de ligações com clientes só é obrigatória por lei para empresas dos segmentos de concessionárias de energia elétrica, telefonia e TV por assinatura, planos de saúde, bancos (inclusive seus prepostos) e administradoras de cartões de crédito, e companhias aéreas e de transporte rodoviário intermunicipal.
Transparência com o cliente – não importa o segmento da empresa, para estar dentro da lei a gravação de uma ligação precisa ser registrada do início ao fim e o cliente precisa ser comunicado logo no começo da ligação.
Tempo de armazenamento dos registros – devem ficar armazenados por, no mínimo, 90 dias, para caso o consumidor peça o acesso. Em empresas de grande porte ou de telecomunicações, o tempo mínimo deve ser de 180 dias. Existem casos, como o setor financeiro, onde o registro deve ser mantido por CINCO anos.
Especialmente em empresas que atendem milhares de minutos e centenas de conversas via chat por dia, é inviável gastar tempo com comandos complicados ou caminhos manuais na hora de procurar gravações e transcrições de chat.
Como forma de otimizar este trabalho, a plataforma de atendimento da Instant Solutions possui características que visam facilitar a busca e análise de contatos realizados, através de filtros para indexação e busca. Além disso, a solução disponibiliza mais de 30 modelos pré-formatados de relatórios customizáveis, com métricas de chamadas, operadores, grupos e tarifação.
Comentários