Se perguntamos a um técnico, ele diria: Um sistema de interface inteligente, capaz de manter conversas com usuários humanos do outro lado da plataforma, usando uma linguagem natural, vulgo chatbot. Usados por empresas para entregar ao cliente um produto, serviço ou até mesmo experiência diferenciada no pós venda.
Esse novo modelo de atendimento vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos e se tornando comum para os clientes. Uma das razões para o crescimento dos chatbots é poder oferecer o suporte necessário e de forma imediata no atendimento ao cliente, ao mesmo tempo a ferramenta consegue reduzir a manutenção da necessidade de uma grande equipe para operar esses atendimentos. Esse benefício faz com que colaboradores possam focar em diversas atividades dentro da empresa.
De forma resumida, o principal objetivo de um chatbot é fazer com que o serviço de atendimento seja rápido, eficiente e direto, contribuindo para uma melhor experiência do cliente. Da telefonia integrada ao multicanal é ter, uma ferramenta que possua recursos avançados como:
É possível integrar os chatbots com as seguintes plataformas:
O chatbot consegue atender o usuário 7 dias na semana, 24 horas por dia, não se limitando a tempo e muito menos a qualquer espaço físico. Esse é um dos pontos que tornou atraente a sua utilização para empresas, facilitando a mão de obra e exigindo uma quantidade menor de recursos financeiros.
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Para muitos a utilização do chatbot está ligada apenas ao atendimento ao cliente, porém, essa não é a única funcionalidade que ele pode oferecer para a empresa. O implementação da ferramenta dentro de uma empresa, age em diferentes frentes, como:
Entenda quais as diferenças na atuação do chatbot nessas 3 funções.
Na questão de atendimento ao cliente, o uso do chatbot é fortemente lembrado, já que uma das principais funções é dar suporte para várias pessoas ao mesmo tempo, sem limite de horário para isso acontecer. Diferentemente de um atendente humano, que consegue dar suporte apenas para um usuário por vez, e com um tempo limitado na jornada de trabalho.
Quando a empresa tem intuito de utilizar o chatbot para vendas, ele pode atuar em diversas frentes, podendo ser eficaz tanto na prospecção até o pós-venda.
Para uma melhor prospecção, é importante ter reunido a maior quantidade de informações relevantes dos potenciais clientes. A partir deste momento, o chatbot pode ser usado para enviar conteúdos de prospect, através de uma conversa natural.
Para pós-venda, o chatbot tem como intuito gerenciar o relacionamento com o cliente, fazendo com que ele ainda consuma da sua marca e não de outras. Para isso, o bot trabalha fazendo contato da seguinte forma:
O chatbot usado em fins de marketing, tem como principal interesse ampliar o engajamento do público perante a marca. O bot também é capaz de converter os usuários em leads, estabelecendo uma relação próxima e satisfatória com o cliente.
Além disso, pode ser eficiente para demais estratégias, como:
Todos nós somos clientes de alguma empresa, e como clientes, contamos com um atendimento diferenciado, tendo uma experiência positiva. A grande maioria acredita que essa experiência estabelecida é até mais importante quanto ao produto que adquire.
Para a empresa, a melhor forma de deixar essa experiência única para o cliente nos tempos atuais é com a inclusão do chatbot, oferecendo soluções rápidas e da necessidade específica de cada cliente. Além disso a empresa pode ter diferentes benefícios com a adesão dos bots:
Sua empresa pode contar com um chatbot totalmente integrado a suas plataformas, trazendo um atendimento diferenciado e personalizado, dizendo adeus a problemas. Conheça o Kwik, nossa nova plataforma de atendimento totalmente integrada ao API oficial do WhatsApp.
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