WhatsApp Business API, afinal, minha empresa precisa?

A evolução constante da tecnologia interage diretamente com a comunicação entre empresas e clientes, buscando sempre uma melhor aproximação. E para que isso ocorra, as empresas estão utilizando cada vez mais o WhatsApp Business API. 

Em grosso modo, a API Business permite automatização e uso de chatbot nas conversas com clientes, podendo resolver inúmeros problemas de comunicação.

O modelo em específico foi lançado oficialmente em agosto de 2018. Anteriormente, empresas podiam contar apenas com o WhatsApp padrão, usado por pessoas físicas ou usar o WhatsApp Business, próprio para empresas, mas que oferece apenas atendimento humano, necessitando que um funcionário responda todas as mensagens.

Os dois modelos, podem ter suas vantagens para pequenas empresas, com um baixo número de mensagens e atendimento. Mas quando falamos de centenas de ligações e mensagens diárias, é quase inevitável a sobrecarga do canal de comunicação. Essa sobrecarga pode ser evitada graças à API, que permite conversas totalmente automatizadas ou híbridas, onde o atendimento inicia com um chatbot bot e termina no atendimento humano!

WhatsApp Business – API de Integração

WhatsApp Business API foi criado com o intuito de estabelecer uma comunicação de qualidade com o cliente, formando uma relação e gerando maior confiança para a marca. A ideia da API é permitir que empresas e marcas estejam sempre próximas e de prontidão para qualquer atendimento, contando com sua automação. O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no mundo, sendo muito difícil conhecer pessoas que não fazem uso da plataforma.

Para a empresa ter acesso e contar com o WhatsApp Business API, é necessário passar por um processo de aprovação direto da plataforma. Esse processo faz com que o serviço de qualidade oferecido seja sempre colocado em primeiro plano. Cada vez mais empresas conseguem a aprovação na plataforma, podendo desenvolver todo o processo de automatização de atendimento. Para isso, as empresas contam com provedores oficiais da API para que a solução de atendimento esteja dentro das quatro linhas. E para isso, vocês podem contar com a Instant Solutions! Nós lançamos o Kwik, uma plataforma de atendimento moderna, simples e intuitiva, integrada a API oficial do WhatsApp para escalar o atendimento da sua empresa! Clique aqui para saber mais.

Vantagens em utilizar o WhatsApp Business API

A maior vantagem em contar com o Bussiness API, é sem dúvida o atendimento automatizado com o uso de Chatbots. O assistente virtual eleva a satisfação do cliente, já que com ele é possível múltiplos atendimentos de forma simultânea, reduzindo o tempo de espera.

Além disso, com o WhatsApp Business API é possível:

  • Contar com atendimento Híbrido: ter múltiplos atendentes em um mesmo número!
  • Comunicação omnichannel: Utilizar uma plataforma que integre não só a API do WhatsApp, como também, chat do site, redes sociais e telefonia.
  • WhatsApp com o número de telefone fixo da empresa: Facilite seus clientes a falar com vocês pelo WhatsApp, através do número que já conhecem!
  • Relatórios de atendimento: Extraia relatórios e faça análises objetivas do atendimento da sua empresa.

O Chatbot é totalmente inteligente, podendo ser explorado ao máximo e potencializando qualquer tipo de atendimento, realizando demandas específicas como:

  • Atendimento personalizado: Integração com CRM, identificando o número e passando as informações do contato no fluxo de atendimento por chatbot.
  • Capturar leads: Integração com CRM para passar informações trocadas no chatbot para o banco de dados do contato.
  • Sugestão de produto: Faça ofertas, direcione para links e páginas específicas.

Entre tantas outras vantagens para empresa e cliente!

Existe também o envio de mensagens multimídias, podendo conter áudio, vídeos, imagens e arquivos em PDF, proporcionando um maior engajamento e fazendo assim, que o relacionamento entre cliente e empresa cresça ainda mais.

Por que você ainda não está utilizando o WhatsApp Business API?

Sem dúvida o uso da ferramenta potencializa os resultados e trás maior engajamento com o público. Podendo alcançar um mercado cada vez maior que não para de crescer. O app já é usado por mais de 3 milhões de empresas pelo mundo, fazendo parte das estratégias de comunicação e marketing.

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